quarta-feira, 20 de março de 2013

Urca e seus cenários turísticos




Obrigatório no roteiro de quem quer conhecer melhor a Cidade Maravilhosa e ter contato com o que há de mais bonito no Rio de Janeiro, o bairro histórico da Urca, reúne pontos turísticos.
Num cantinho da Urca, mais especificamente, Praia Vermelha está localizada uma área de preservação ambiental de inesquecível beleza e riqueza ecológica.
 
A Pista Cláudio Coutinho, mais conhecida nos arredores como Caminho do bem-te-vi, esconde vários tesouros turísticos e representa, sem dúvida, uma imperdível opção de passeio. Caminhadas, corridas, trilhas, alpinismo, pesca, enfim a pista representa sem dúvida um complexo de esportes e saúde. Mas a exuberância da paisagem convida também aqueles que desejam apenas descansar, respirar um ar puro e admirar a natureza.
A pista, na verdade integra o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca e contorna o pedaço de uma das montanhas por onde passa o bondinho. Assim, durante o percurso, em meio à Mata Atlântica, observa-se, de um lado, o mar, e do outro, o Pão de Açúcar.


Visitar o complexo do Pão de Açúcar é um passeio que não tem preço. Começando na Praia Vermelha na Pista Cláudio Coutinho, sai uma trilha que vai até o Morro da Urca o local é um cenário de raríssima beleza, pois contempla o mar de maneira magistral.

Marca registrada da cidade do Rio de Janeiro, o morro do Pão de Açúcar é uma montanha despida de vegetação em sua quase totalidade. É um bloco único de uma rocha proveniente do granito, que sofreu alteração por pressão e temperatura e possui idade superior a 600 milhões de anos.
  

Com mais de 40 milhões de pessoas transportadas, o Bondinho do Pão de Açúcar é um dos mais antigos teleféricos do mundo e o primeiro do Brasil.
Ao chegar ao alto dos morros, os usuários do bondinho têm, além da magnífica vista do Rio de Janeiro, especialmente da Baía de Guanabara, opções de bares, restaurantes e lazer. Ainda há a Praça dos Bondes, onde bondinhos utilizados em outras épocas são expostos ao público junto com esculturas de bronze do idealizador do teleférico, Augusto Ferreira Ramos. 

 
Hoje, ninguém consegue imaginar o cenário da Cidade Maravilhosa sem os tão famosos Bondinhos do Pão de Açúcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário